Curiosidades sobre tartarugas
As tartarugas são seres pulmonados com a capacidade de permanecer por um longo período embaixo d’água. Isso só é possível graças a uma eficiente distribuição de oxigênio pelo corpo, ao seu baixo nível de atividade e pelo auxílio na respiração onde ocorre também por troca de gases em diferentes partes do corpo como a faringe e cloaca.
.Hoje os plásticos são um dos principais inimigos das tartarugas. Sua garganta possui espículas que servem para prender o alimento até que ele seja digerido, porém quando o “alimento” é plástico, ele pode bloquear o trato intestinal, causando acúmulo de gases no intestino afetando na sua hidrodinâmica. Ou seja, o plástico também pode fazer com que as tartarugas não consigam subir à superfície para respirar.
.As tartarugas possuem uma excelente capacidade de orientação e realizam diversas migrações ao longo da vida entre áreas de repouso, alimentação e reprodução. Muitas evidências já indicam que as fêmeas adultas retornam a sua praia natal (lugar em que nasceram) no período de reprodução para desova. Por causa disso, acredita-se, que o trajeto feito pelos filhotes em direção ao mar, guiados pela luz e pelo brilho da espuma do mar refletida no horizonte sirva para que elas possam fazer o reconhecimento e memorização do ambiente e da praia em que nasceram. Além disso esse trajeto serve para fortalecer a musculatura de suas nadadeiras, e é por isso que não podem nem devem ser colocadas do ninho direto no mar…
Deixe um comentário