A colônia de pescadores de Rio Formoso surgiu com o nascimento de Tamandaré cidade.
Em 1995, houve a emancipação da cidade de Tamandaré, que tinha como Distrito a cidade de Rio Formoso na época. À época, a colônia que abrangia toda essa área chamava-se Z-5, com sede própria em Tamandaré. Com o nascimento da cidade de Tamandaré, os pescadores ficaram sem saber o norte que iriam tomar...
Assim, cinco pescadores se reuniram e fizeram uma comissão, indo até a Marinha e o Ibama, para saber qual a origem da colônia Z-5.
Foi então que os pescadores da cidade de Rio Formoso entraram em contato com a federação e com a Associação Pastoral dos Pecadores, para que assim fosse criada a Colônia Z-7, desta vez situada na própria Rio Formoso, com a finalidade de atender os pescadores do Município, possuindo 45 sócios na época, dentre esses 45 seis eram mulheres. Depois disso, houve uma junta governativa por um período de noventa dias, onde os pescadores decidiram nomear Francisco Assis de Santana para presidir a colônia Z-7, que ficou quase como vitalício por falta de interesse dos outros a presidir à mesma. Atualmente quem se encontra presidindo a Colônia Z-7 é a Dona Cicera Estevão Batista.
Contato
- Email: [email protected]
- Telefone: (81) 95689-1751
- Facebook: Jahbes Museu Quilombola (Momento Preservar educação ambiental)- Moacir Correia | Facebook
- Endereço: RUA DIARIO DE PERNAMBUCO , S/N, Cep 55.570-000, Rio Formoso/PE
- CNPJ: 01.814.677/0001-26