EDUCAOCEAN - Rio Formoso - fundo A

Conheça a História e as Curiosidades de Rio Formoso e da Colônia de Pescadores Z-07

História de Rio Formoso

O município de Rio Formoso surgiu em terras de um engenho de açúcar de mesmo nome onde, em 1637, foi construída uma capela sob a invocação de São José. O distrito, pertencente ao município do Recife, foi criado em 4 de maio de 1840. Teve o predicamento de vila em 20 de maio de 1843 e sua sede foi elevada à categoria de cidade pouco tempo depois, em 11 de junho de 1850.

RIO FORMOSO - MANGUEZAL - ESTUÁRIO

O Rio Formoso que deu o nome à cidade tem a sua nascente no Rio Camaçari, em uma ravina. O Rio possui vários afluentes tanto na sua margem esquerda quanto à sua margem direita. Um dos maiores afluentes que esse Rio tem é o Rio Serra d'Água, um rio de característica bem volumosa, com a sua desembocadura no Rio dos Pássaros, a 5km e 400 metros. O rio Formoso possui uma área privilegiada, além de ter um dos estuários mais bonitos e mais conservados, considerado um dos estuários com a maior quantidade de espécies já encontradas. Além da junção ao norte Sirinhaém e ao Sul Tamandaré 2.743 ha de mangue, com 5 espécies de mangue diferentes, sua maior predominância é o Mangue Vermelho ou Mangue de Gaiteiro, segundo Mangue Branco ou Mangue Manso, em terceiro o Mangue Canoé, quarto Mangue de Ratinho ou Mangue de botão que fica situado mais na parte periférica e em quinto vem o mangue de Pontal. Só o município de Rio Formoso possui 583ha de manguezal.


Na linguagem indigena Rio Formoso significa Ibaguaçu: Que quer dizer Grande Rio Verde.

  • Conhecida como:
    • “Terra dos Manguezais”
    • “Terra da Batalha do Reduto”
    • “Terra de homens destemidos”
  • Localização: Mata Atlântica Sul, Distância de 75km da Capital (Recife).
  • Área: 227.46 km2
  • Solo: Argiloso
  • Relevo: Ondulado e forte ondulado
  • Vegetação: Floresta subperenifólia
  • Ocorrência mineral: Argilosa e arenosa
EDUCAOCEAN - Rio Formoso 2
EDUCAOCEAN - Rio Formoso

Conheça e encante-se

APA de Guadalupe - Tamandaré

No ano 1997 foi declara a Área de Proteção Ambiental de Guadalupe, que compreende uma área continental de 32.135 ha e uma área marítima de 12.664 ha, num total de 44.799 hectares formada pelos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré e Barreiros.

A criação da APA de Guadalupe tem como objetivo conservar e proteger os sistemas naturais essenciais à biodiversidade, especialmente os recursos hídricos, proteger os ecossistemas e o desenvolvimento sustentável.

A vegetação que encontramos corresponde aos ecossistemas atlânticos integrados por floresta da mata atlântica, restinga, manguezal, ambientes marinhos, praias e dunas, além de algumas formações savânicas.

Alguns animais que habitam no APA de Guadalupe são o gato-do-mato, o mico-estrela-de-tufos-brancos e o papa-mel, cutia. Foram catalogadas mais de 187 espécies de pássaros como tangará, xexéu, curiatã, galo-de-campina e o gavião-carijó entre outros.

Na APA de Guadalupe encontram-se 9 espécies de corais pétreos, das 18 descritas para a costa brasileira, a fauna de coral que apresenta esta região é considerada a mais rica do Brasil. Nos manguezais encontramos variedades de peixes, ostras, camarões e caranguejos, que são o principal recurso alimentar da região.

EDUCAOCEAN - Rio Formoso - APA