SAIBA COMO FUNCIONAM AS...
nossas atividades de LIMPEZA
As limpezas de ambientes costeiros, como praias e mangues, têm como propósito a sensibilização ambiental, constituindo um ato simbólico, servindo como alerta para a população do risco de depreciação do patrimônio natural, além de auxiliar na reflexão da população local a respeito de tais ações. As limpezas, de caráter solidário, ocorrem em geral nas datas comemorativas (por exemplo, no dia do oceanógrafo; no dia do meio ambiente), podendo ser feitas simultaneamente com oficinas de reciclagem, exposições e gincanas.
"Limpa, Ocean!"
NOSSO TRABALHO
Lixo marinho é a expressão designada para descrever todo tipo de resíduo de origem humana, independente do tamanho, despejado ou transportado até as praias ou mar por eventos ou mecanismos naturais (rios, chuva, deságue, ondas, ventos) e por ações antrópicas. A geração e acumulação de Resíduos Sólidos é um problema cultural e multisetorial crescente em zonas costeiras e têm gerado preocupação a diversas autoridades e entidades a nível mundial. Em 2011, foi desenvolvido um documento chamado Estratégia de Honolulu, o qual consiste de um conjunto de reformulações para adoção de políticas de prevenção e manejo do lixo marinho.
Diante deste cenário, ações educacionais para a prevenção de impactos são cruciais para conscientização ambiental, uma vez que incentivam a adoção de práticas adequadas pela sociedade no combate aos impactos costeiros. Limpezas nas praias geram impacto positivo à longo prazo através de reflexões para formação de cidadãos com valores éticos ambientais, possibilitando uma colaboração coletiva pela proteção dos oceanos.
Dessa forma, o projeto EducaOcean estimula de forma nacional a execução de ações deste escopo a fim de alertar para atual situação da poluição em ambientes costeiros. Assim, o “Limpa, Ocean!” pretende agir como uma ferramenta no combate dessas problemáticas, como mediador entre a comunidade acadêmica, sociedade e entidades públicas e privadas, possibilitando uma integração, a nível nacional, na gestão desses ambientes.
A atuação através das Universidades pode ser a chave para integração entre as esferas sociais, políticas, empresariais e científicas envolvidas no gerenciamento dos Resíduos Sólidos.
Limpeza da Praia do Pina, Recife – PE
No ensejo de promover a mobilização social a respeito de assuntos pertinente ao litoral pernambucano, o EducaOcean, em conjunto com diversos parceiros desde 2017, vem desenvolvendo limpezas em ambientes costeiros de praias e manguezais.
O objetivo desse tipo de evento é alertar e sensibilizar a população para a importância da preservação do meio ambiente, mostrando a responsabilidade individual e coletiva com o uso do meio e alternativas para a conservação e preservação dos ambientes costeiros do estado.
No sábado, dia 8 de março de 2019, aconteceu a limpeza da Praia do Pina, realizada pelo EducaOcean em parceria com... Foram 372 voluntários, entre jovens, adultos, crianças, e idosos em um mutirão que retirou 137 kg de resíduos, em 50 minutos e foram retirados da praia dentre 7.334 bitucas de cigarro, 591 canudinhos e 7.888 partículas plásticas, entre outros.
Nossa relação com o mar não pode morrer na praia. Os oceanos são responsáveis por 54,7% de todo o oxigênio da Terra, produzido pelas algas marinhas.
Ação no mangue Rua da Aurora, Recife PE
No Manguezal, a ação aconteceu no dia 21 de setembro de 2019, durante as comemorações do World Cleanup Day. O evento contou com 250 pessoas e retirou 1.322,776 kg de resíduos dos mangues do centro do Recife em uma hora e trinta minutos de coleta.
As duas ações de limpeza são alguns exemplos de atividades do EducaOcean que marcaram nossa trajetória de eventos dessa categoria. “Os Mares Limpos só começam com a mudança de atitude de cada um de nós” Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil.